Recaída de cantora americana chama a atenção para hepatite C
Postado por *MUNDO DA NOTÍCIA* às 19:41A cantora Natalie Cole, que vem lutando contra a hepatite C, precisou ser internada por complicações não divulgadas da doença. De qualquer forma, sua luta deve servir de alerta contra esse grave problema. A hepatite do vírus C não tem cura e pode levar à cirrose e destruição do fígado. Para os pacientes, muitas vezes o transplante é a única solução.
A doença atinge 170 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde, e 4 milhões de novos casos surgem a cada ano.
O vírus da hepatite C foi identificado em 1989. Até essa época era conhecida como hepatite não A, não B.
A transmissão do vírus se dá principalmente por contato com sangue de pessoas infectadas, através de transfusões de sangue não testado, acidentes com agulhas e materiais de tratamento médico reaproveitados de maneira inadequada. O maior problema é o compartilhamento de seringas usadas por viciados em drogas injetáveis. Inclusive, esse foi o mecanismo provável de contaminação da artista, que foi dependente de heroína.
A transmissão sexual do vírus C da hepatite pode acontecer em relações não protegidas, especialmente em pessoas que portam outras doenças sexualmente transmissíveis. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, em 2005 foram registrados 13.261 casos de hepatite C. Em 2008, o Sistema Unico de Saúde já acusa 436 mortes por hepatites virais até o mês de julho.
É dever de todos conhecer a doença, seus mecanismos de transmissão e precauções a serem tomadas. Somente assim poderemos diminuir o impacto dessa doença na sociedade.
Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN
Marcadores: Tv e Gente