A cinco dias do primeiro debate presidencial nos Estados Unidos, o democrata Barack Obama, retoma a liderança das pesquisas de opinião de voto, enquanto o republicano John McCain se enrolou em responder à crise financeira dos Estados Unidos.

O Congresso dos EUA e a administração do presidente George W. Bush tentam aprovar no Congresso um pacote de socorro ao setor financeiro no valor de US$ 700 bilhões, o que aumenta a preocupação entre os eleitores que já tinham na economia seu maior foco de atenção nestas eleições presidenciais americanas.

Depois de não divulgar nenhum plano contra a crise enquanto a administração Bush montava seu projeto, Obama apontou neste domingo sete condições para o programa de socorro financeiro do governo americano, que, segundo ele, "tinha um custo absurdamente alto", mas não oferecia nenhuma garantia para os eleitores que vão financiar o resgate de instituições quebradas.

"Este plano não pode ser apenas um plano para Wall Street, tem de ser um plano para todos. Temos de nos unir como democratas e republicanos para aprovar um plano que coloque dinheiro nos bolsos das famílias dos trabalhadores, aumente os empregos e previne a alta dos impostos nos nossos Estados", afirmou Obama durante ato de campanha na Carolina do Norte.

O porta-voz de McCain, Tucker Bounds, acusou Obama de "não oferecer absolutamente nenhuma idéia, políticas ou soluções concretas". "Não podemos nos dar ao luxo da falta de direção de Barack Obama", afirmou.

Fontes próximas de Obama, porém, afirmam que o senador democrata conversou com o secretário do Tesouro, Henry Paulson, com o presidente do Fed (o BC americano), Ben Bernanke, e o casal Bill e Hillary Clinton sobre a abordagem que deveria tomar sobre o projeto de socorro do governo.

Pesquisas


Pesquisas nacionais indicam que a vantagem de McCain sobre Obama caiu desde que os mercados começaram a ter prejuízos nas últimas semanas. A última pesquisa diária do instituto Gallup mostrava Obama com 50% das intenções de voto e McCain com 44%.

No domingo passado (14), um dia antes das Bolsas de valores despencarem em Wall Street, McCain e Obama estavam tecnicamente empatados, com McCain favorito entre 47% dos entrevistados e Obama com 45% das preferências.

Os dois candidatos se preparam para seu primeiro debate televisivo nesta sexta-feira, que acontecerá na Universidade de Mississippi, que oferece a McCain uma oportunidade crucial para ele se recuperar nas pesquisas de voto.

A alavancada de Obama nas sondagens não coincide apenas com a queda das bolsas, mas também com sua postura de campanha mais agressiva. Os democratas reagiram rapidamente à crise financeira e conseguiram associar McCain ao fracasso econômico dos governos Bush.

0 Comments:

Post a Comment