O Departamento de Justiça dos Estados Unidos contratou um dos melhores advogados do país especializados em litígios para uma possível batalha antitruste envolvendo o crescente poder do Google em publicidade, informou uma reportagem do The Wall Street Journal nesta terça-feira (09/09).

A notícia avalia a contratação de Sanford Litvack, que já foi vice-chairman da Walt Disney Co., como um forte sinal de que a justiça norte-americana está se preparando para ir aos tribunais contra o Google, após o acordo de publicidade com o Yahoo Inc.. Juntas, as empresas têm 80% do mercado de links patrocinados nos EUA.

Litvack, que comandou o departamento antitruste do DOJ na gestão do presidente Jimmy Carter, foi chamado para examinar s evidências relacionadas ao Google até agora e trabalhar no caso se a decisão de processar a empresa for adiante, informaram advogados ligados ao assunto.

Na segunda-feira, a Associação Nacional de Anunciantes dos Estados Unidos, que representa empresas como Procter & Gamble Co. e General Motors Corp., formalizou um protesto junto ao DOJ contra a aliança Google-Yahoo, argumentando que o acordo pode inflacionar os preços e limitar as oportunidades para os anunciantes na internet.

Ainda não está claro se o DOJ entrará no mérito do acordo entre Google e Yahoo ou se abordará de forma mais ampla a atuação do Google na área de publicidade online. O acordo com o Yahoo, anunciado em junho, dá ao Google o direito de comercializar links patrocinados em sites do Yahoo, dividindo a receita com a empresa.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos contratou um dos melhores advogados do país especializados em litígios para uma possível batalha antitruste envolvendo o crescente poder do Google em publicidade, informou uma reportagem do The Wall Street Journal nesta terça-feira (09/09).

A notícia avalia a contratação de Sanford Litvack, que já foi vice-chairman da Walt Disney Co., como um forte sinal de que a justiça norte-americana está se preparando para ir aos tribunais contra o Google, após o acordo de publicidade com o Yahoo Inc.. Juntas, as empresas têm 80% do mercado de links patrocinados nos EUA.

Litvack, que comandou o departamento antitruste do DOJ na gestão do presidente Jimmy Carter, foi chamado para examinar s evidências relacionadas ao Google até agora e trabalhar no caso se a decisão de processar a empresa for adiante, informaram advogados ligados ao assunto.

Na segunda-feira, a Associação Nacional de Anunciantes dos Estados Unidos, que representa empresas como Procter & Gamble Co. e General Motors Corp., formalizou um protesto junto ao DOJ contra a aliança Google-Yahoo, argumentando que o acordo pode inflacionar os preços e limitar as oportunidades para os anunciantes na internet.

Ainda não está claro se o DOJ entrará no mérito do acordo entre Google e Yahoo ou se abordará de forma mais ampla a atuação do Google na área de publicidade online. O acordo com o Yahoo, anunciado em junho, dá ao Google o direito de comercializar links patrocinados em sites do Yahoo, dividindo a receita com a empresa.

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