De olho no líder Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras se enfrentam em BH
Postado por *MUNDO DA NOTÍCIA* às 15:40Vice-líder e terceiro colocado do Brasileiro, ambos com 43 pontos, mas com saldos de 13 e nove gols, respectivamente, Cruzeiro e Palmeiras se enfrentam, neste domingo, às 16h, no Mineirão, em busca da condição de principal concorrente do Grêmio pelo título da competição. O tropeço do tricolor gaúcho, que perdeu, em casa, para o Goiás, de virada, por 2 a 1, no sábado à noite, valorizou ainda mais o confronto dos Palestras.
O time que vencer o jogo, neste domingo, no Mineirão, chegará a 46 pontos, portanto a apenas três do Grêmio. Um empate, por sua vez, não apenas deixaria Cruzeiro e Palmeiras a cinco do time gaúcho, como ainda os colocaria sob risco de serem ultrapassados pelo Botafogo, quarto colocado, com 42, e que recebe o Internacional, no Engenhão, neste domingo, às 18h10.
Cruzeiro e Palmeiras obtiveram resultados opostos na rodada anterior, disputada antes dos jogos da seleção brasileira contra Chile e Bolívia pelas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2010. O clube mineiro venceu o Vasco, por 3 a 1, como visitante, em 4 de setembro, enquanto o time paulista foi surpreendido pelo Sport, em casa, na mesma noite, por 3 a 0. Dessa forma, ambos ficaram com o mesmo número de pontos.
Essa situação também contribuiu para dar maior importância ao confronto entre os dois clubes, ambos de origem italiana, que encaram a partida deste domingo, no Mineirão, como verdadeira decisão. A necessidade de buscar os três pontos para tirar proveito da derrota do Grêmio é apenas um dos muitos ingredientes para tornar ainda mais saboroso o tradicional confronto.
Nem mesmo os desfalques importantes dos dois lados, diminuem a expectativa de um jogo intensamente disputado e marcado pelo equilíbrio. O Palmeiras não terá o seu ataque titular, formado por Alex Mineiro, vice-artilheiro do Brasileiro, com 15 gols, e Kléber, ambos suspensos pelo terceiro amarelo. Além disso, o zagueiro Jeci, foi submetido a cirurgia para correção da fratura no antebraço direito e deve voltar a jogar só em 2009.
O Cruzeiro não poderá contar também com seu principal goleador, o jovem Guilherme, que marcou 15 gols no Brasileirão, e com o zagueiro Thiago Heleno. Os dois titulares também cumprirão suspensão pelo terceiro amarelo. O volante Ramires, outro destaque da equipe cruzeirense, sente dores no tornozelo direito, está relacionado, mas ainda é dúvida.
Apesar das ausências sobram atrações para o torcedor, que nos dois primeiros dias de venda antecipada, havia adquirido 26 mil ingressos. O técnico Vanderlei Luxemburgo, que comandou o Cruzeiro na conquista da chamada Tríplice Coroa, em 2003, é uma delas. O atacante Thiago Ribeiro, ex-jogador do São Paulo, que deve fazer sua estréia é outra.
Os dois clubes foram buscar no interior paulista a energia necessária para enfrentar o jogo de grande importância. O Cruzeiro fez uma intertemporada no Centro de Treinamentos do ex-zagueiro Oscar, em Águas de Lindóia, enquanto o Palmeiras se preparou ali perto, em Atibaia. Resta saber como se comportarão os dois times após o tempo de refúgio.
No Palmeiras, a palavra " surpreender" foi usada de forma recorrente pelos jogadores palmeirenses durante a fase de preparação para o jogo com o Cruzeiro. "Estão entrando alguns jogadores que podem mostrar serviço neste momento decisivo. Além disso, o Cruzeiro também não os conhece, o que pode surpreendê-los, e isso é algo positivo para nós", afirmou o meia Diego Souza.
Já no Cruzeiro, expressões como garra, determinação e superação fizeram parte do repertório dos atletas. O meia Wagner, por exemplo, quer o time celeste atuando da mesma maneira que fez em São Januário, na vitória por 3 a 1 sobre o Vasco. "Temos de ter a mesma vontade na disputa da bola, na marcação", afirmou o camisa 10 cruzeirense.
Adilson Batista, que nunca antecipa as escalações do seu time, deve promover a volta de Espinoza, que estava defendendo a seleção equatoriana, mantendo Thiago Martinelli na zaga. Caso Ramires não se recupere, o meia Camilo atuará mais recuado. No ataque, Jajá deve ser mantido, formando a dupla de ataque com o estreante Thiago Ribeiro. Se o treinador preferir deixar o reforço no banco, Wanderley começará.
Já Vanderlei Luxemburgo deve mandar a campo pela 22ª vez, no atual Brasileiro, um time diferente. As grandes novidades serão, principalmente, o zagueiro Maurício e o meia Evandro. Enquanto o primeiro foi promovido este ano das categorias de base, o segundo foi contratado durante o Campeonato Nacional. Além disso, Léo Lima e Lenny também voltam a figurar na equipe titular após cerca de dois meses e o volante Martinez, ex-Cruzeiro, volta ao time titular, porém na defesa.
Data: 14/9/2008 (domingo)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Gilson Bento Coutinho (PR)
Cruzeiro
Fábio, Jonathan, Espinoza, Thiago Martinelli e Fernandinho; Fabrício, Henrique, Camilo (Ramires) e Wagner; Jajá e Thiago Ribeiro (Wanderley)
Técnico: Adilson Batista
Palmeiras
Marcos; Gustavo, Maurício e Martinez; Élder Granja, Sandro Silva, Léo Lima, Diego Souza, Evandro e Leandro; Lenny
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Marcadores: Esportes