Uma ferramenta disponível na internet, descoberta pela empresa de segurança Panda, permite que golpistas criem uma página fraudulenta que imita o visual do YouTube. Com esse programa, pessoas mal-intencionadas conseguem montar facilmente uma página para espalhar diversos tipos de códigos maliciosos: cavalos de tróia, adware (programas que exibem anúncios no computador) e vírus, entre outros.

Em espanhol, esse programa permite que o golpista faça várias escolhas na hora de enganar vítimas em potencial. É possível, por exemplo, selecionar qual mensagem será exibida, a localização dela na página e também o tipo de arquivo que ela tentará baixar no computador do internauta, quando ele clicar no link sugerido pelos piratas.

No exemplo abaixo, o texto exibido na página fraudulenta diz que é necessário baixar uma versão nova do Flash Player para rodar o vídeo.

Como o arquivo prometido na mensagem não será de fato instalado (e sim um código malicioso), o software exibe uma mensagem de erro para não levantar suspeitas. Após criar essa página fraudulenta, os golpistas podem divulgá-la em outros sites ou e-mails com a promessa de vídeos curiosos.

Esse tipo de fraude, conhecida como phishing scam, é baseada no envio de e-mails ou divulgação de links na web sugerindo que os internautas baixem arquivos ou visitem sites maliciosos. Quando aceitam a sugestão, as vítimas em potencial podem infectar seus computadores involuntariamente com programas maliciosos. Geralmente, essas pragas instaladas na máquina têm como objetivo roubar informações pessoais dos usuários de internet.

0 Comments:

Post a Comment